ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Município de São Domingos do Sul apresenta legislações de sustentabilidadeMunicípio de São Domingos do Sul apresenta legislações de sustentabilidade

Publicado em 07/06/2023, Por Assessoria de Imprensa

Na abertura do mês do meio ambiente de Marau o município de São Domingos do Sul apresenta legislações de sustentabilidade

​No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e EMATER estiveram mostrando os cases de trabalho: projeto de proteção e recuperação de nascentes, lei de incentivo de armazenagem de água, programa de troca troca de sementes (carbonização do processo agrícola) e ações de controle de erosão.

​Também teve enfoque as parcerias estabelecidas no município entre elas os conselhos municipais, secretarias, Emater, sindicato e empresas privadas objetivando a concretização da legislação citada acima.

​O secretário da Agricultura e Meio Ambiente Samuel Casteli iniciou a apresentação falando das estratégias de sustentabilidade adotadas no município destacando a lei de proteção e recuperação de nascentes.

​O engenheiro agrônomo da Emater Antônio Cesar Perin destacou a historicidade da recuperação das nascentes, lembrou do cuidado que temos que ter com a água e com o manejo dos recursos naturais. Também lembrou do artigo 225 da Constituição Federal que trata sobre a questão ambiental.

A bióloga e especialista ambiental, licenciadora ambiental Juceleine Klanovicz falou da parte teórica da lei de proteção e recuperação de nascentes, Lei Ordinária n.º 1643/2022, citando as resoluções Consema n.ºs 361 e 362 de 2017 que possibilitam esta interferência nas nascentes, os objetivos, as justificativas e os documentos necessários para os interessados aderirem ao programa. Deu enfoque para a recuperação nos arredores da nascente conforme o Código Florestal com o plantio de mudas nativas sempre verificando as peculiaridades locais e os remanescentes de vegetação nativa presentes no local.

​Na sequência da palestra do Dr. Jean Budke especialista em projetos de crédito de carbono destacou a oportunidade que o Brasil terá com esta nova legislação.

​A equipe de São Domingos do Sul agradece a Eng. Ambiental Julia Vanin de Morais e ao Poder Público de Marau pela oportunidade.



Compartilhar: FACEBOOK