São Domingos do Sul presente no Seminário Cooperativismo e Mercado Institucional.São Domingos do Sul presente no Seminário Cooperativismo e Mercado Institucional.

Publicado em 21/06/2023, Por Assessoria de Imprensa

A EMATER-ASCAR promoveu um Seminário para aproximar os fornecedores e as cooperativas de agricultores familiares com as prefeituras e as escolas.

O evento serviu para aprimorar o conhecimento e compartilhar aprendizados sobre o cooperativismo na agricultura familiar em seus diversos ramos de atuação, ampliar a capacidade de análise de cenários do mercado institucional (alimentação escolar e outros), identificar oportunidades em toda a cadeia produtiva, bem como promover o compartilhamento de experiências entre as cooperativas participantes.

Os representantes de São Domingos Sul foram, a Nutricionista Tábata Marcela Castelli que apresentou o trabalho realizado na alimentação escolar do município, e o Eng. Agrônomo da EMATER Antonio Cesar Perin abordou as demais políticas públicas, como a Feira Municipal que se destaca por estimular o setor da produção básica de alimentos.

O dia foi marcado por palestras e momentos de troca, o secretário adjunto da SDR, Lindomar do Carmo Moraes, falou sobre as Políticas Públicas para o Cooperativismo da Agricultura Familiar, o coordenador do Cooperativismo pela Emater/RS-Ascar, Francisco Mantezze, apresentou os resultados e desafios do Programa de Extensão Cooperativa, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em PF, Vilmar Wruch Leitzke, discorreu sobre o cooperativismo e o mercado institucional com foco nas estratégias e os representantes da Coomafit e da Rede Coop, apresentaram suas estratégias de organização e inserção nesse mercado.

�Na oportunidade a extensionista do Núcleo de Desenvolvimento Econômico do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, Patrícia Fogaça Fernandes, palestrou sobre os aspectos legais do Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Programa de Aquisição de Alimentos. Como forma de trazer uma experiência de sucesso, participaram representantes da Prefeitura de Passo Fundo, relatando a aquisição de alimentos da agricultura familiar. E ao final, foi aberto um espaço para cooperativas, entidades executoras do Pnae, extensionistas, nutricionais e produtores para que trouxessem as experiências e relatos de seus municípios.

�O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luzi Vecchi, enalteceu a ação da Unidade de Cooperativismo, no processo de organização dos produtores, das agroindústrias familiares e das cooperativas, em especial na inserção nos mercados institucionais. "Eventos como este oportunizam, não apenas levar as informações aos produtores e demais participantes dos mercados institucionais, mas também dão voz aos atores envolvidos, permitem troca de experiências e apresentam soluções aos desafios", avaliou.