Fortalecendo a Economia Local: O Valor da Atividade Leiteira!Fortalecendo a Economia Local: O Valor da Atividade Leiteira!

Publicado em 17/08/2023, Por Assessoria de Imprensa

A atividade leiteira é um pilar essencial na economia de nosso país. Reconhecendo sua enorme relevância, disponibilizamos políticas públicas sólidas de apoio a esse setor e realizamos uma série de iniciativas para fortalecer sua representatividade em São Domingos do Sul.

Apesar da diminuição no número de produtores, nosso município produziu incríveis 9 milhões de litros de leite no último ano.

O Prefeito Fernando Perin destaca: "Empregamos esforços significativos no desenvolvimento desse setor, desde a assistência na elaboração de processos de silagem e inseminação, troca-troca de pastagens, realização de testes de brucelose, tuberculose, vacinação e outras ações cruciais. Essas medidas visam incentivar essa atividade estratégica que é fundamental para nosso município."

Além disso, segundo o Secretário da Agricultura, Samuel Castelli, "oferecemos apoio e incentivos por meio de leis de pagamento para novos investimentos. Jovens empreendedores até 35 anos recebem um bônus de 30% sobre seus investimentos, demonstrando nosso compromisso com o futuro.

A discussão e moldagem desses incentivos, tanto os tradicionais quanto os novos, ocorrem dentro do Conselho Agropecuário, um espaço que garante transparência e engajamento em nossas ações. O Presidente Henrique Pandolfi ressalta a importância dessa colaboração.

A atividade leiteira é conduzida 100% pela agricultura familiar, abrangendo diferentes escalas e modelos tecnológicos, desde pequenos produtores com 8 vacas até empreendedores com 80 animais. Essa é uma atividade verdadeiramente inclusiva, como destaca Antonio Cesar Perin da EMATER.

Diante das dificuldades, incluindo desafios de importação, tanto o município quanto nossas entidades estão comprometidos em apoiar esse setor. Felipe Karlinski, dirigente sindical, enfatiza a dedicação durante tempos desafiadores.

Juntos, estamos construindo um futuro sólido para a atividade leiteira, garantindo seu papel vital em nossa comunidade e economia.