XI Mostra Municipal de Vinhos ArtesanaisXI Mostra Municipal de Vinhos Artesanais

Publicado em 19/08/2023, Por Assessoria de Imprensa

O evento foi promovido pela Emater RS Ascar e pela Prefeitura Municipal, com apoio da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Agricultura e Abastecimento e das comunidades locais. A edição de 2023 foi realizada na Comunidade 6 de Maio.

A mostra tem como objetivo fomentar a produção de vinhos de excelência, promover o conhecimento e apresentar aos consumidores os vinhos produzidos em São Domingos do Sul, além de elevar o nível técnico e aprimorar o processo de vinificação entre os participantes. A ênfase reside na integração e na troca de experiências, não na competição.

A avaliação dos vinhos ocorreu no dia 15 de agosto de 2023, na Câmara de Vereadores, utilizando a metodologia de degustação pelo júri popular, combinada com avaliação técnica por meio de análises químicas. Produtores como Zelindo Tófolo, Mauro Domingos Vizioli, Nadir Domingos Brugnera, Rodrigo Selonk e Vanderlei Roberto Finato apresentaram suas criações, destacando variedades como Niágara Branca, Moscato, Goethe, Bordô, Merlot, Isabel e Francesa Branca.

A premiação foi dividida em quatro categorias, incluindo avaliações técnicas e populares para vinhos brancos e tintos, categorizando uvas americanas ou híbridas.

Vanderlei Finato conquistou o primeiro lugar para Niágara Branca na avaliação técnica de vinhos brancos, enquanto na mesma categoria Zelindo Tófolo ficou com o segundo lugar.

Na avaliação técnica de vinhos tintos, Vanderlei Roberto Finato obteve o primeiro e segundo lugares, respectivamente, com as uvas Bordô e Isabel.

Na avaliação popular, Zelindo Tófolo com a uva Niágara Branca e Vanderlei Roberto Finato com a uva Bordô levaram os primeiros lugares para vinho branco e tinto, respectivamente, em uvas americanas ou híbridas.

Os organizadores parabenizaram todos os participantes e convidaram para a Mostra Regional de Vinhos Artesanais, a ser realizada em 26 de agosto, em Casca, na comunidade Linha 18 Coqueiros. São Domingos do Sul contará com os seguintes representantes: Vanderlei Roberto Finato, Zelindo Toffolo e Rodrigo Selonk. Desde já, desejamos boa sorte aos sãodominguenses.