ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Novidade na Produção de Leite em São Domingos do SulNovidade na Produção de Leite em São Domingos do Sul

Publicado em 08/10/2023, Por Assessoria de Imprensa

A família Cartelli de Monte Bérico está investindo em animais selecionados para a produção de leite diferenciado, caracterizado pela linhagem A2A2. Eles têm planos de expandir e também fornecer material genético. A aquisição de animais dessa linhagem servirá como doadora de óvulos para futuras fertilizações in vitro.

O leite A2A2 é considerado um alimento funcional, e, do ponto de vista nutricional, não apresenta diferenças significativas em relação aos demais leites, tanto em termos de micronutrientes quanto de macronutrientes. No entanto, ele é conhecido por ser menos inflamatório e, portanto, menos agressivo para o organismo humano. Esse tipo de leite é proveniente de vacas com o genótipo a2a2 para a proteína β-caseína A2, tornando-se uma excelente opção dietética para pessoas que excluíram o leite de vaca de suas dietas devido a alergia à Ɓ-caseína, intolerância à lactose ou desconfortos gastrointestinais não confirmados por exames laboratoriais, mas baseados em sintomas clínicos.

Segundo a Nutricionista Tábata Marcela Castelli "os lácteos são as melhores fontes naturais de cálcio, pois apresentam a mais alta biodisponibilidade desse mineral, ou seja, grande parte do cálcio ingerido é absorvido. Isso, porque outros alimentos ricos em cálcio, como as verduras verde-escuras e gergelim, possuem substâncias, como os fitatos e taninos, que reduzem a absorção do mineral. O leite, por ser um alimento rico nutricionalmente e de custo acessível a toda população, está presente no consumo diário de muitas pessoas, e tem como função fornecer nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano. Esse leite A2A2 não desencadeia desconfortos no organismo pela má digestão ou fermentação em indivíduos que têm dificuldade de digerir a beta-caseína A1, sendo uma excelente opções aos alérgicos e intolerantes."

O setor público e as entidades, em colaboração com os produtores e por meio do Conselho Agropecuário, implementaram programas de apoio aos agricultores. Isso inclui iniciativas como inseminação artificial, fornecimento de horas de máquinas para a produção de silagem, programas de erradicação de brucelose e tuberculose, programas de troca-troca de pastagens e a oportunidade de acessar leis de investimento, como a Lei de Diversificação e o FUNDAGRO, que visam incentivar investimentos em novas infraestruturas e acessar benefícios de incentivo fiscal."



Compartilhar: FACEBOOK