Prefeito participa de reuniões sobre a estiagemPrefeito participa de reuniões sobre a estiagem

Publicado em 18/01/2022, Por Assessoria de Imprensa

Na manhã de segunda-feira, 17 de janeiro, o Prefeito Municipal Fernando Perin participou de duas importantes reuniões sobre a estiagem que assola o município.

Na primeira reunião o prefeito reuniu-se com os membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do município de São Domingos do Sul para tratar da estiagem. A coordenadora da Defesa Civil do município Juceleine Klanovicz durante a reunião levantou os documentos necessários para decretar a situação de emergência no município, dentre os presentes foi destacado que no meio rural as culturas milho, milho silagem, soja, fumo estão sofrendo muito com a estiagem. Todos os membros concordaram que o município deverá decretar a situação de emergência.

Já em seu segundo compromisso pela manhã o Prefeito participou de uma reunião na Câmara de Vereadores que contou com a presença de integrantes do município de São Domingos e Casca. Este encontro foi com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Passo Fundo com a presença do Tenente Daisson que passou orientações sobre a documentação necessária para a homologação do Decreto de Situação de Emergência pelo evento estiagem.

Esta reunião contou com a participação da coordenadora da Defesa Civil do município, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Samuel William Castelli, a presidente da Câmara de Vereadores Ivete Cerbaro, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Domingos do Sul Felipe Karlinski, o Presidente do Conselho Agropecuário de São Domingos do Sul Mauro Domingos Vizioli e a representante da Emater Letícia Gatto Jaroceski.

A coordenadora da Defesa Civil irá dar andamento à solicitação dos laudos de perdas, e após emitirá o parecer técnico e encaminhará o mesmo para o prefeito decretar situação de emergência, após colocará no sistema da Defesa Civil para a homologação estadual e federal.

O Prefeito Fernando Perin destacou que muitas ações estão sendo realizadas para o abastecimento de água para a população e para os animais no meio rural, também já emitimos um comunicado a população pedindo o uso da água da forma mais consciente e racional possível, sempre priorizando as atividades essenciais.