Sistemas de irrigaçãoSistemas de irrigação

Publicado em 28/01/2022, Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Agricultura, Emater/RS e a empresa Dalri Máquinas e Irrigação, oportunizaram a um grupo de produtores rurais de São Domingos do Sul, no dia 26 de janeiro uma visitação na cidade de Tapejara em propriedades rurais que possuem lavouras irrigadas com o objetivo de ver e conhecer os diferentes sistemas existentes no mercado.

Nas propriedades visitadas o grupo pode observar algumas modalidades como a de aspersão e canhão, além de informações sobre as técnicas de gotejamento, pivô e carretel. Algumas informações foram de grande relevância, como a questão da reservação de água principalmente neste momento de estiagem, e claro a diferença de produtividade das áreas que possuem os referidos sistemas.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Samuel Castelli frisou que “As visitas as propriedades foram de extrema valia, visto que com o momento de estiagem que estamos passando tem crescido a busca dos produtores por esse sistema”. Lembrando de que o município conta com a Lei Monsenhor João Benvegnú que beneficia a agricultura familiar e dentre as atividades incentivadas estão os sistemas de irrigação, lei esta que ressarce até 30% dos empreendimentos”. O Secretário ainda pontuou que “é importante os agricultores que tenham interesse de implantar o sistema de irrigação que procurem a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a EMATER pois cada propriedade é um caso diferente e tem um sistema que se adapta melhor, evitando assim complicações”.

Para maiores informações procure a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, ou entre em contato pelo fone (54)3349-1310.