Coordenador regional da Defesa Civil visita São Domingos do SulCoordenador regional da Defesa Civil visita São Domingos do Sul

Publicado em 22/05/2023, Por Assessoria de Imprensa

Na sexta-feira (19) esteve no município de São Domingos do Sul pela primeira vez o Coordenador adjunto, Major Darci Bugs Junior da Defesa Civil da Regional de Passo Fundo (CREPDEC 2) da qual o Município faz parte, com outros 75 municípios.

Na oportunidade, o Major reuniu-se com o Prefeito Fernando Perin, com a Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município, Sr.ª Juceleine Klanovicz, com o Sr. Antônio César Perin, Engenheiro Agrônomo da EMATER/ASCAR, com Sr. Felipe Karlinski Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Vigilantes Sanitário e Coordenador adjunto da Defesa Civil do Município; e Letícia Gatto Jaroceski auxiliar de Secretaria, e secretária da Emater - na oportunidade foi debatida a importância da Defesa Civil municipal para o enfretamento dos eventos adversos, como a estiagem, vendavais, tempestades e outros.

A coordenadora municipal de São Domingos do Sul ressaltou da importância de receber R$199.302,00 que o Município solicitou e recebeu do Governo Federal para o enfrentamento direto à estiagem. Este recurso tem como finalidade a compra de kits de alimentos conforme Plano de Trabalho aprovado pelo ente federal. Os kits serão distribuídos nos próximos três meses para as pessoas diretamente afetadas pela estiagem.

Major Bugs destacou o empenho e dedicação da Coordenadora Municipal, que foi destaque entre os 76 municípios que encaminharam a situação de emergência, recebendo premiação. Após a reunião formal o Major conheceu o interior do município, acompanhado pela Coordenadora Municipal, pelo Eng. Agrônomo e pelo Presidente do Sindicato. A primeira visita foi na propriedade de Eleandro Chenet, avicultor do Município que possui uma cisterna que abastece a sua granja de aves. Na sequência foi conhecer o projeto das nascentes que é uma política pública que o Poder Público tem adotado nos últimos anos.

Em sequência conheceu algumas pedreiras do município a qual também após findar a lavra algumas são usadas como acúmulo de água; e por fim, conheceu as práticas agrícolas de conservação do solo como a cobertura vegetal e as curvas de nível o qual beneficia o solo com destaque para a infiltração da água durante a chuva. Após a volta foi visitado o jazigo do monsenhor João Benvegnú e a Igreja, dando destaque ao turismo religioso do município, sendo que o Monsenhor foi um homem à frente do seu tempo sempre incentivando à diversificação da produção na agricultura e as inovações tecnológicas.

O Eng. Agr. Antônio Cesar Perin deu ênfase para as políticas públicas que o município vem adotando evidenciando os incentivos à diversificação, a adoção de práticas conservacionistas e o caráter integracionista com todas as Entidades dentro do Conselho Agropecuário e de Defesa Civil.

A Coordenadora Municipal agradeceu a vinda do Major Bugs ao Município e que será sempre bem-vindo a São Domingos do Sul.

O evento findou com um almoço no Complexo Perin, espaço de Turismo no meio Rural.